• Novidades

    Rir pode ser a chave para o sucesso

    Artistas empreendem com soluções circenses para aumentar a produtividade nas empresas


    Há quem diga que rir é o melhor remédio, principalmente em meio a papeladas e afazeres de uma rotina pesada de trabalho. Dia 6 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Riso, e não só nesta data, mas em todo o ano, artistas têm levado graça às empresas como forma de aumentar a produtividade nos ambientes corporativos, como é o caso do brasileiro Marcos Casuo. Após oito anos atuando no “Cirque Du Soleil”, protagonizando o espetáculo “Alegria”, Casuo percebeu a necessidade de criar algo tão grandioso quanto a famosa companhia para o seu país.

    Em meados de 2008, ele fundou a “Universo Casuo”, que leva entretenimento de alta performance para o mundo corporativo e cultural com infraestrutura e tecnologia desenvolvidas para atender as agências e empresas de grande e médio porte de toda América Latina. O leque de opções para as corporações inclui palestras motivacionais, pocket shows e eventos customizados de acordo com cada objetivo e público, desde os diretores, lançamento de novos produtos ou serviços até o treinamento do time de vendas para potencializar a sua produtividade.

    Segundo Casuo, a ideia surgiu do desejo de apresentar uma proposta inovadora de entretenimento e um novo caminho para as atividades teatrais e circenses do Brasil. “As empresas não podem parar de criar e evoluir, assim como o circo não para”, ressalta. Com esse projeto, a Universo Casuo já passou por todos os estados brasileiros e mais sete países (Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Costa Rica e México), com uma audiência de cerca de 1 milhão de pessoas, sendo 95% advindos do meio corporativo. No final de 2019, a empresa completa 11 anos e Casuo continua a investir forte na área artística voltada para os negócios. O paulistano, natural do interior, planeja para o segundo semestre deste ano um grande evento, na grande São Paulo, além de lançar seu livro até o início de 2020.

    - Gosto de estar sempre em movimento e é assim que tudo flui na Universo Casuo entretenimento. Essa visão de empreender sem perder o propósito comum, surpreender e encantar sempre fez parte da nossa filosofia – conta o artista.  A Universo Casuo nasceu com o intuito de surpreender e encantar o grande público por meio das mais antigas e hoje inovadoras técnicas circenses e milenares. O livro está sendo elaborado e vem com o objetivo de contar um pouco dessa trajetória, sendo uma ferramenta para motivar e ativar nas pessoas a consciência criativa, além de muitas reflexões sobre toda essa passagem até os dias de hoje.

    Outro grupo que faz a alegria dos funcionários é o Bando de Palhaços, que criou o “Bando S/A - Soluções Artísticas para empresas”, com o serviço de treinamento de equipe baseado na arte da palhaçaria. Parece engraçado e é para ser, mas sem perder o foco, treinar, motivar e fazer com que a empresa tenha funcionários mais felizes, proativos, estimulados e, consequentemente, com maior rendimento. Isso por meio de exercícios que são divertidos, mas que vão muito além.

    - Os exercícios não buscam apenas fazer rir, isso acaba sendo uma consequência, pois estamos trabalhando com uma zona muito pouco habitada pela maioria das pessoas, lugares muito diferentes dos que eles costumam estar. No treinamento, todos passam pelas mesmas dinâmicas, todos de alguma maneira vivem a mesma experiência, independente de seus cargos na empresa, e como consequência disso, há um riso diferente, pois não rimos do outro, e sim com o outro - explica uma das fundadoras do grupo, Camila Nhary.

    A metodologia utilizada pelo Bando S/A gera intimidade e cumplicidade em apenas algumas horas de trabalho. Além disso, as dinâmicas possibilitam aos participantes vivenciar de forma prática questões, muitas vezes, abstratas, como a ética, a percepção do outro, a comunicação empática, a proatividade, a ampliação da atenção, o medo do erro e a autoconfiança. O treinamento é desenvolvido a partir das demandas específicas de cada empresa, mas sempre inclui tanto o desenvolvimento individual de cada um dos participantes quanto a integração da equipe.

    Porém algumas pessoas podem se perguntar: “Mas por que palhaços”? Olhando suas figuras desengonçadas e atrapalhadas ninguém diria, mas os palhaços são profissionais que estudaram muito para serem o que são e, por mais curioso que possa parecer, a técnica do “clown” trabalha alguns dos princípios mais importantes a serem experimentados e desenvolvidos em ambientes empresariais, tais como trabalho em equipe, risco e positividade.

    - A ideia de contratar palhaços para realizar o treinamento de uma equipe empresarial, de início, pode ser recebida com certa desconfiança, pois existe todo um imaginário relacionado à figura do palhaço, que perpassa tanto o interesse e a admiração - como por exemplo em relação ao trabalho social feito em hospitais - quanto o receio pela associação com festas infantis, protestos políticos e para algumas pessoas até mesmo traumas. Porém, ao explicarmos que o trabalho utiliza princípios do universo do palhaço que, muitas vezes, são desconhecidos por pessoas, como a potência que existe em aceitar quem você realmente é, a capacidade de arriscar e de possivelmente errar, para, a seguir, alcançar vitórias muito maiores, o fortalecimento da criatividade, gerando soluções inovadoras para a empresa, essa "preconcepção" é completamente desfeita – destaca Ana Carolina Sauwen, outra das fundadoras do grupo.

    E o serviço tem tido bastante procura e com feedbacks positivos de diversas empresas.

    - Sempre temos o retorno de como o trabalho contribuiu para a formação de uma equipe mais unida, onde cada um conhece seu colega de uma forma inteiramente nova, mais profunda e também mais divertida. Além disso, eles passam a perceber e acreditar mais nos seus talentos e também a reconhecer as suas fragilidades - etapa primordial para que seja possível ultrapassá-las – finaliza Filipe Codeço, mais um dos integrantes desse Bando de Palhaços.

    Outras informações estão no https://www.bandodepalhacos.com/

    Nenhum comentário