• Novidades

    Mocca Coffee and Meals cria menu especial para o Café da Semana

    Projeto Café da Semana faz parte da programação da Semana Internacional do Café

    Foto: Carol Rocha

    O Mocca Coffee and Meals está participando do projeto Café da Semana, proposta inovadora que valoriza o café especial e incentiva o consumo da bebida em Belo Horizonte e região. Essa iniciativa é organizada pela Semana Internacional do Café. O movimento Café da Semana já está em sua 5ª edição e reúne, de 1º a dia 30 de novembro, diversas cafeterias da capital que servem cafés especiais de diversas regiões, além de serem preparados por baristas profissionais.

    Foto: Carol Rocha


    Adriana Martins, proprietária do Mocca Coffee and Meals elaborou menu harmonizado especial para o "Café da Semana 2019", com três opções, disponíveis nas unidades Santa Efigênia e Vila da Serra.


    Café das Mulheres: Blend Catucaí, Bourbon Amarelo e Catiguá MG 2 - Campo das Vertentes - MG

    Notas intensas de nozes um corpo licorso e finalização de chocolate ao leite Doçura intensa, acidez média, bebida mole.

    Harmonização: Bolinho de Cappuccino

    Filomena Estefânia: Catuaí Vermelho - Patrocínio - MG

    Notas de amêndoa, avelã, caramelo e chocolate Corpo aveludado e acidez equilibrada Harmonização: Trufa de Café

    Alemanha Selection: IBC 12 - Patrocínio – MG

    Notas de laranja, pera e maçã. Corpo levemente sedoso e acidez cítrica viscosa Harmonização: Bolinho de Capim Limão e Chia

    A pesquisa para criação desse menu incluiu o Café das Mulheres que segundo o site da marca, tem uma pegada sustentável e uma proposta de desenvolvimento do trabalho de mulheres do Sul de MG, com apoio da IWCA Brasil, produzem café sustentável de alta qualidade mas têm dificuldade em receber o valor ideal. A Moeda vai investir US$ 13.000 para estruturar a gestão e capacitação do grupo, gerar certificado de sustentabilidade, fechar parceria com o Café Américo e realizar co-branding de 1500 garrafas de Cold Brew. Investidores do Projeto vão garantir apoio a essas mulheres, apoiar igualdade de gênero e receber bônus de 10% em 6 meses.

    Já as outras duas harmonizações foram pensadas com os grãs da Cafeicultura Filomena Estefânia. Segundo o site da marca, o antigo casarão da Fazenda do Riacho, imponente pelo traçado original do Brasil império, não tem mais o endereço de Francisco Firmo de Mattos, nome que no século XIX esteve por trás de uma das maiores produções de gado e de lavoura cafeeira da Região de Contagem, Minas Gerais. Em 1956, com o falecimento de seu Francisco aos 88 anos a rotina dos Mattos mudou ficando como legado um vasto memorial de experiências e de paixão pela cultura de café de qualidade, aquele reconhecido pelo aroma e sabor excepcionais. Enquanto isso, o pequeno município de Contagem avançava a passos largos trazendo uma meteórica expansão urbana e levando os herdeiros a lotearem a fazenda para áreas de indústrias e de moradias.

    Atento à transformação do novo cenário, um dos filhos, já instalado em Patrocínio (MG) e atuando no mesmo segmento, atraiu os irmãos para a compra de terras na Região do Cerrado Mineiro, a Noroeste do estado, reconhecida como a primeira Denominação de Origem do país na produção de cafés especiais. Surgiu, então, a Fazenda Novo Riacho, primeira de uma série voltada para o plantio de lavoura branca, mas que em 1980 alavancou-se para a plantação dos grãos especiais.

    Em 2007 houve nova divisão de propriedades, cada herdeiro ficou com a sua fazenda sendo a Central Mattos/ Santa Rita, de propriedade de Filomena Estefânia. Em 2017, ela adquiriu também a Fazenda Colorado. A saga familiar dos Mattos Couto nos cafezais do Cerrado Mineiro tem à frente a matriarca Filomena Estefânia, a mais nova dos herdeiros de seu Francisco, nome que hoje dá origem à marca “Café Filomena Estefânia“. Da Fazenda Central Mattos para as gôndolas do mercado nacional e internacional, o produto chega com  certificado da UTZ e Rainforest Alliance, com o Selo de Denominação de Origem que atesta a procedência e a qualidade avaliada sensorialmente conforme a metodologia e protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais SCAA.

    A Semana Internacional do Café (SIC) já é um evento tradicional dos mais aguardados do ano para o respectivo mercado. É um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A SIC acontece em Belo Horizonte, no Expominas, entre 20 e 22 de novembro. Minas Gerais é o maior estado produtor de café do país e o evento apresenta diversas ações a profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

    Atmosphera Mocca Coffee & Meals

    Endereço: Alameda do Ingá, 16 - Vila da Serra - Nova Lima

    Telefone: 3656-7404

    Sta Efigênia Mocca Coffee & Meals


    Endereço: Avenida Brasil, 741 - Santa Efigênia

    Telefone: 3646-3571

    Nenhum comentário