• Novidades

    Grupo Jeitus de Dança leva o espetáculo “Carnavrau” para a Casa Charriot

    Utilizando o carnaval de Salvador como ponto de partida para discussões sobre  raça, gênero e classe, o espetáculo “Carnavrau”, do Grupo Jeitus de Dança, será apresentado no dia 16 de novembro, na Casa Charriot, às 18h30. 

    Foto: Diney Araújo

    A montagem se propõe a questionar a importância cultural da maior festa de rua do mundo e suas relações de poder, através de cenas marcantes do verão da cidade, como a precariedade dos trabalhos informais e o assédio às mulheres negras.  

    Segundo o diretor do grupo, Marcos Ferreira, perguntas como “Para quem é construído o carnaval de Salvador hoje?”, “De que forma o povo negro tem sido representado na festa?” e “Existe um pensamento de fato democrático em torno da construção do carnaval de Salvador hoje?”, serviram de norte para a estruturação do espetáculo, que estreou em março de 2019, após três meses de montagem.
    Fotos: Diney Araújo


    Grupo Jeitus de Dança

    O GJD atua desde 2011 e, atualmente, é composto pelos intérpretes-criadores Alice Rodrigues, Iago Gomes, Ícaro Ramos, Laiane Santos e Luana Fulô, e conta com a direção conjunta de Marcos Ferreira e Leonardo Santos. Além de “Carnavrau”, apresentado na II Mostra Negra de Artes Cênicas e no III Liquidificador de Mídias, possuem em seu repertório o espetáculo “Malemolência”, que estreou no Teatro do Movimento, na Escola de Dança da UFBA, e já teve sessões na Mostra Baiana de Dança Contemporânea, do 9o Vivadança Festival Internacional, FESTGente (Festival Teatro Gente), em Cajazeiras, no Encontro Periférico de Artes (EPA) e na Galeria Olido, em São Paulo e “ID – Um pouco de cada em cada um”, visto no Festival Curto Circuito, no Espaço Xisto.

    Serviço: Carnavrau

    Quando: 16 de novembro, às 18h30
    Onde: Casa Charriot (Rua Conselheiro Lafaiete, 5 - Comércio)
    Elenco: Alice Rodrigues, Iago Gomes, Ícaro Ramos, Laiane Santos e Luana Fulô
    Direção: Leonardo Santos e Marcos Ferreira
    Figurino: Tyara Fontes
    Ingresso: R$ 10,00

    Nenhum comentário