• Novidades

    Cinco temas de Matemática e suas Tecnologias que podem cair no segundo dia do Enem

    Para muitos alunos que estão fazendo a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das provas mais temidas é justamente a aplicada no segundo dia: a modalidade de exatas “Matemática e suas Tecnologias”. 


    Muitos candidatos, inclusive, utilizam os dias que antecedem a prova em busca de dicas para saber qual será o conteúdo que poderá cair.

    Pensando em ajudar quem ainda precisa se preparar mais um pouco, o Quero Bolsa, em parceria com o Curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, listou alguns assuntos que podem cair na prova do segundo dia:


    • Porcentagem e grandezas proporcionais: Aplicações do tópico em situações do dia a dia, principalmente no entendimento do parcelamento de compras e pagamentos de contas. São resolvidas com uma simples regra de três e a proporcionalidade entre grandezas no uso diário.
    • Estatística: Nesse caso, é importante ter conhecimento dos conceitos de média aritmética, média ponderada, mediana e moda, além de interpretar e extrair dados de tabelas, gráficos e diagramas.
    • Áreas de figuras planas: Aplicações em situações reais de cálculo de áreas de terrenos e ambientes edificados.
    • Equações e funções: Resolução de equações do primeiro grau nos problemas do cotidiano. Quanto a funções, interpretação de gráficos e aplicação das funções do primeiro grau e segundo grau.
    • Volume de sólido na geometria espacial: Lembrar que o cálculo para descobrir o volume de sólidos é base x altura. Entretanto, caso o sólido tenha uma ponta, é necessário dividir por três após a multiplicação.


    É importante lembrar ainda que, para manter a motivação durante os estudos, momentos de descanso e lazer são importantes e necessários. 

    Conhecer a prova de uma forma geral resolvendo as edições anteriores também pode ser uma estratégia pertinente.

    Nenhum comentário