• Novidades

    Cascudinho - o peixe contador de histórias celebra a biodiversidade da Amazônia

    Lançamento da Editora do Brasil tem texto de José Bessa Freire e ilustrações de Luciana Grether


    De acordo com as más línguas, o peixe Bodó é feio de dar dó. Mas Cascudinho não perde tempo com zombarias, ele está ocupado demais inventando e contando histórias. E mesmo que muitos de seus amigos não acreditem, todo mundo ouve quando ele chega na escola cheio de aventuras para contar. Com texto de José Bessa Freire e ilustrações de Luciana Grether, Cascudinho – o peixe contador de histórias é um lançamento da Editora do Brasil que apresenta e exalta a biodiversidade amazônica.

    Com um grande elenco aquático, o livro é criativo, original e colorido. Uma homenagem à diversidade aquática do Brasil, especialmente da Amazônia, e à criatividade do povo brasileiro, um contador de histórias nato.

    A inspiração para o livro veio de histórias que José ouviu ao longo da vida. Entre elas A sogra do jacamim, protagonizada por pássaros da Amazônia, e contos do livro Tiddler. O autor imaginou as aventuras de Cascudinho e dos peixes para contá-las às netas, com a esperança de que não rompam a cadeia amorosa de abraço na beleza da diversidade da vida.

    O processo criativo de Luciana Grether para ilustrar a história de Cascudinho envolveu conhecer lugares e personagens novos. 

    Para este projeto, escolhi representá-los de forma gráfica, inspirada nas gravuras da arte popular,  comenta a ilustradora. 

    Nas ilustrações do livro, estão os seres e as águas da Amazônia embalados pela correnteza da história e pela admiração da artista pela beleza dessa narrativa. 

    Nenhum comentário