• Novidades

    Roteiros de Charme comemora com coquetel em São Paulo os 20 anos de parceria com a Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

    Idealizada pelo advogado e hoteleiro Helenio Waddington no início da década de 90, logo após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco 92, e inspirada pelos princípios sustentáveis debatidos durante a conferência, a Roteiros de Charme celebrou nesta terça-feira, dia 24 de setembro, 20 anos de uma parceria de peso: desde 1999, a Associação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), organismo da ONU responsável por Meio Ambiente.

    Roseli Martins do Paraíso Eco Lodge. Manoel Pereira Lizo Filho (Proprietário do Paraíso Eco Lodge - Ribeirão Grande - SP), Helênio Waddington e Viviane | Foto: Divulgação

    Os frutos desta parceria foram comemorados em coquetel oferecido ao trade turístico, mídia especializada e parceiros da Associação no Terraço Itália, em São Paulo. Na ocasião, foi lançado o livro Viaje mais - Roteiros de Charme, um manual completo e atualizado dos hotéis, pousadas e refúgios ecológicos mais charmosos do Brasil imprescindível para o planejamento de viagens pessoais ou para organizar pacotes. Nele estão todas as informações necessárias e uma seleção de fotos incríveis desses lugares dos sonhos para curtir as férias ou dar aquela escapadinha de fim de semana inesquecível.

    "Éramos cinco empresários com o objetivo de criar um pequeno grupo hoteleiro que tivesse o compromisso de oferecer uma atividade turística de qualidade, adequada ao meio ambiente e socialmente responsável. E acabamos desenvolvendo o Código de Ética e de Conduta Ambiental da Associação, adotado por todos os hotéis e pousadas associados desde 1999. Ele representa uma iniciativa pioneira do setor privado no Brasil, sendo até hoje uma referência mundial", festeja Waddington, fundador e presidente da Roteiros de Charme. "Àquela época, sustentabilidade era tema de órgãos da ONU ou acadêmicos, mas totalmente desconhecida no setor privado e, em particular, pela atividade turística".

    Vinte e sete anos depois, a Roteiros de Charme é uma marca de referência no Brasil quando o assunto é hospedagem sustentável de alta qualidade. Para muito além dos cinco estabelecimentos iniciais, a Associação reúne hoje 70 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos em 61 destinos e 16 estados brasileiros. Sob as diretrizes do código ambiental, há todo um movimento de conscientização desses hotéis. Entre as boas práticas adotadas por eles estão a conservação de energia e água, redução e reciclagem de resíduos, gestão responsável de efluentes e emissões nas instalações de hotelaria, além da interação com as comunidades do entorno, com ações que cuidem da valorização da cultura local.

    O charme, na nossa visão, é um conceito subjetivo que significa, genericamente, uma união entre o bom gosto, a atenção com os detalhes, a paixão de servir, o conforto compatível com as expectativas dos hóspedes, a localização privilegiada, além de uma construção adequada ao meio ambiente e à região. Enfim, eu diria que o charme é um conjunto de fatores que emprestam personalidade única ao local e ao próprio hotel, diz Waddington, que fundou em 1986 o Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis, situado na fazenda da família, já comprometida com a preservação da flora e fauna nativa local e regeneração da Mata Atlântica.

    Nenhum comentário