• Novidades

    Região de Visconde de Mauá lança a Rota do Paraíso durante a Temporada da Truta

    Novos caminhos reúnem seleção na gastronomia, hotelaria, artes e natureza, enriquecendo os 20 anos do evento gastronômico dedicado a truta

    Rota do Paraíso: lançada durante a Temporada da Truta, traça 6 caminhos pela região. Divulgação

    Em uma parceria entre o Sebrae RJ e a Mauatur, a Região de Visconde de Mauá lançou no último domingo, dia 27/10, a Rota do Paraíso. São 6 caminhos que sugerem passeios sem pressa pelo melhor da gastronomia, do artesanato, das artes e da produção orgânica de Mauá. Há também caminhos para a hospitalidade, para observação das lindas aves e de eco aventuras. A região é conhecida por suas inúmeras cachoeiras e riachos de água cristalina que se moldam pela paisagem de montanhas.

    Cachoeira do Escorrega, uma das favoritas entre as cachoeiras da Região Visconde de Mauá. Divulgação

    Nestas águas, as trutas se adaptaram muito bem e tornaram-se um ingrediente típico da região. Por isso, até o dia 10 de novembro as pousadas e os restaurantes estão celebrando a 17ª Temporada da Truta Visconde de Mauá. Pousadas, bares, empórios e restaurantes servem um prato ou petisco especial com truta desenvolvidos a partir de workshops de gastronomia que ocorreram entre o fim de setembro e o início de outubro, ministrados pelos chefs André Murray, Dani Keiko, Ari Kerspers e Julio Buschinelli, um dos criadores da Temporada.

    Participam da Temporada da Truta 37 locais, formando uma rede de estabelecimentos que objetivam melhorar a qualidade do turismo de experiência da região que engloba trecho do estado do Rio de Janeiro e trecho do estado de Minas Gerais.

    O evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico, comenta Ana Luiza Ferraz, representante da MAUATUR.

    Para o chef André Murray um dos pontos altos da temporada é que “segue a tendência mundial de buscar pela produção local, incluir os produtores rurais no circuito interno e ser o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final” 

    Além de servirem um prato principal especial com truta, alguns restaurantes e pousadas elaboraram uma refeição harmonizada. Almoço ou jantar com menu completo: entrada, prato principal e sobremesa harmonizados com vinho ou espumante. A Pousada Terras Altas terá jantar harmonizado dia 9 de novembro, às 21h. Na entrada, figo roxo fresco recheado com presunto de Parma e bursin de búfala vem acompanhada de vinho espumante Brut. O prato da temporada, composto por truta salmonada grelhada com musseline de abacate e coulis de beterraba será servido acompanhado pelo vinho Monte Pascoal Chardonnay. De sobremesa, pão de mel com molho inglês.

    No Babel, a refeição harmonizada é servida de quinta a domingo, até dia 10 de outubro. De entrada, mil folhas de truta, abacate, creme azedo e caviar de sagu, acompanhados por taça de Kir Royale, drink que combina licor de cassis com espumante. O prato principal com truta vem acompanhado de vinho branco e na sobremesa, cheesecake de queijo de cabra com goiabada, acompanhado por Moscatel de Setúbal.

    Prato da Pousada Tijupá tem truta grelhada com nhoque de batata doce e pesto misto de azedinha e rúcula. Vanessa Koehler

    O Restaurante Rosmarinus também oferece refeições harmonizadas, mas sem cardápio definido. A sugestão é elaborar a sequência após bate papo informal do chef com os clientes. “A alma da harmonização é completar os sabores do prato, trazendo à tona ingredientes que antes estavam em segundo plano, transformando totalmente a experiência do comensal. Como estou frequentemente no restaurante, posso adaptar o cardápio às preferências de cada um”, diz Júlio Buschinelli, chef do restaurante Rosmarinus.

    PROGRAMAÇÃO:
    17ª Temporada da Truta 2019

    10 de outubro a 10 de novembro, na Região de Visconde de Mauá (RVM).

    Realização do Evento:  MAUATUR – Visconde de Mauá

    www.visiteviscondedemaua.com.br

    Informações: (24) 3387-1283

    Facebook: @temporadadatrutamaua

    Instagram: @temporadadatrutamaua

    Nenhum comentário