• Novidades

    Outubro Rosa mobiliza doação de sangue no Rio de Janeiro

    Banco de Sangue Serum 'veste' a cor rosa de 14 a 25 de outubro

    O Banco de Sangue Serum promove, de 14 a 25 de outubro, uma nova campanha de doação de sangue, desta vez em alusão ao Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença.

    Com o tema "Um tom a mais de vermelho para um Outubro Rosa mais forte", a ação também tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue, em um momento em que os estoques sanguíneos encontram-se abaixo da média esperada. Atualmente o déficit dos estoques está 65% abaixo do normal.

    Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 70 coletas diárias. "No período chuvoso, a necessidade de doação de sangue aumenta, pois a cidade fica mais suscetível a acidentes. Por outro lado, os doadores encontram mais dificuldades de se locomoverem. Por isso, campanhas de conscientização como essas são importantes", explica Rodrigo.

    Moreira ainda enfatiza o porquê de o grupo unir duas causas fortes que colocam a vida em primeiro lugar. "Gostaríamos que as pessoas soubessem o quanto é importante doar sangue e ajudar ações como estas na sociedade", destaca.

    Os primeiros doadores serão presenteados com uma camiseta exclusiva da campanha.

    Outubro Rosa

    Celebrado anualmente desde os anos 90, o nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

    É por esse motivo que durante este mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas. Todos por uma única proposta: promover a adesão ao movimento e destacar que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz da doença, que é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil – depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

    Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres.

    Veja como é fácil doar

    Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

    O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

    Sobre o Banco de Sangue Serum

    O Banco de Sangue Serum atua há 30 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro, atendendo aos hospitais públicos e privados da região, e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes de mais de 40 hospitais públicos e privados localizados nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense.

    Para doar, basta comparecer ao Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

    Serviço:

    Banco de Sangue Serum

    Endereço: Rua Riachuelo, 43, Centro – Rio de Janeiro
    Dentro do Hospital da Ordem do Carmo, 3º andar
    Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
    Telefone: (21) 3233-5950
    Estacionamento conveniado durante a doação – Landeiras Park, Avenida Gomes Freire, 769 – Lapa

    Nenhum comentário