• Novidades

    Corrida/Caminhada gratuita alerta sobre o Câncer de Mama

    Promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia, evento chama a atenção sobre a importância do acesso à prevenção e tratamento

    SBM PA realiza corrida durante Outubro Rosa 2017

    O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com cerca de 60 mil novos casos e mais de 12 mil mortes a cada ano no Brasil. Aliás, nos últimos anos os números só aumentam, assim como a falta de acesso ao diagnóstico e ao tratamento, principalmente das pacientes atendidas pelo SUS -- Sistema Único de Saúde. Pensando nisso, neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro (SBM-RJ) adotou o mote “Mais Acesso, Mais Respeito” e promove, pela primeira vez, uma Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, que acontece no dia 27 de outubro, na Lagoa (Parque dos Patins).

    Com inscrição gratuita, em menos de 24 horas todas as vagas já haviam sido preenchidas. Ao se inscreverem, os participantes responderam um questionário que revelou que 61,6% deles consideram o nível de informação sobre a doença insuficiente e 24,4% classificam o nível de acesso à prevenção e ao tratamento péssimo. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro, Eduardo Millen, a corrida é uma forma de alerta para a sociedade como um todo, na qual os participantes ajudam na conscientização sobre a doença, que é a segunda maior causa de mortalidade da mulher brasileira.

    A prática de atividades físicas contribui muito para a prevenção do câncer de mama. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver a doença. Isso é fato. Mas a nossa pretensão vai além disso. Câncer de mama é um problema de saúde pública e devemos ser incansáveis na disseminação de informação para a população, alerta Millen, acrescentando que, independentemente dos inscritos, quem quiser ir ao evento pode participar, vestindo, de preferência, a cor rosa.

    Organizado pela SBM-RJ e SBM Nacional, a I Corrida e Caminhada conta também com o patrocínio do Grupo Oncoclínicas, Unimed-Rio e Papel Craft; a assessoria esportiva é organizada pela equipe de corrida Filhos do Vento; e tem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e das ONGs Fundação Laço Rosa e ADAMA. A largada será às 8h e terá o percurso de 4km para mulheres e homens. Os kits serão distribuídos aos inscritos das 6h30 às 7h30. Os kits que não forem resgatados dentro deste período serão destinados às pessoas que estiverem no local em uma fila de espera.

    A grande procura foi uma agradável surpresa que faz com que pensemos num evento ainda maior para o ano que vem. A importância desse evento é tamanha para lembrar à população que o câncer de mama é uma realidade. Quase um quarto de mulheres diagnosticadas com a doença tem entre 40 e 49 anos, o que mostra que a conscientização e o autoexame têm que começar desde cedo. Essa corrida e caminhada simbólica será de grande importância também para falarmos de quanto a atividade física é fundamental para a saúde da mulher, afirma o presidente eleito para o triênio 2020-2022 da SBM-RJ, Rafael Szymansky, mastologista cooperado da Unimed-Rio.

    SERVIÇO:
    Data: 27 de outubro de 2019, domingo

    Distância: 4 km
    Distribuição dos kits: 6h30 às 7h30 - A partir das 7h30, os kits que sobrarem serão distribuídos para as pessoas que estiverem no local na lista de espera para o evento
    Largada: às 8h
    Local: Lagoa, altura do Parque dos Patins -- Rio de Janeiro

    Nenhum comentário