• Novidades

    Como conquistar um emprego em TI?

    Por Diego Barbosa

    Diego Barbosa, headhunter da Yoctoo
    O mercado de tecnologia é um dos mais aquecidos da atualidade. Mesmo em tempos de desemprego recorde, profissionais de TI não costumam encontrar grandes dificuldades para conseguir ou trocar de emprego. No entanto, isso não pode servir de desculpa para você se acomodar. Esse é um mercado que muda constantemente e é preciso se manter alerta para não ficar obsoleto.

    Para se tornar um profissional cobiçado por várias empresas e ser alvo da abordagem dos headhunters especializados, é necessário ter clara a necessidade de atualização constante. Esse mercado evolui de forma muito rápida e constante. Você precisa estar por dentro do que é tendência, principalmente das que estão alinhadas ao futuro da sua atuação profissional.

    Além de livros, cursos e treinamentos, também é importante marcar presença nos eventos do setor. Essa é uma forma mais rápida e mais barata de se manter atualizado e ainda permite a ampliação da sua rede de contatos. Pessoas que participam dos mesmos eventos que você compartilham dos mesmos interesses e podem ser importantes contatos para o seu futuro profissional.

    Outra dica preciosa é manter o seu LinkedIn sempre atualizado. O mercado está de olho no perfil dos profissionais que se destacam nessa rede. Não deixe o seu perfil abandonado só porque não está procurando emprego no momento. A rede é um organismo vivo e, precisa ser alimentada constantemente para gerar resultados. Comente os posts das pessoas que você admira, compartilhe suas conquistas mais recentes e, sempre que possível, produza conteúdo de qualidade, capaz de dividir os seus conhecimentos com outras pessoas. É preciso ser visto para ser lembrado.

    Tanto nos eventos quanto pelo LinkedIn, é importante manter relacionamento com os headhunters. Esses profissionais estão sempre por dentro das melhores oportunidades do mercado e ficam de olho entre os que mais se destacam. Manter contato ou mesmo indicar seus colegas de profissão para esses profissionais pode ser muito bom para você no longo prazo. Lembre-se que o princípio básico do networking é dar para depois receber. Então, se você ajuda, certamente será ajudado quando precisar.

    Contudo, nem só de bons relacionamentos vive um profissional desejado. É imprescindível ter bons cases para contar. Uma carreira de sucesso é feita de bons projetos, com resultados que merecem ser compartilhados. Nesse sentido, uma evolução muito rápida na carreira pode até jogar contra no longo prazo. O mercado valoriza muito quem possui entregas de valor e, isso leva ao menos um ano para acontecer de forma consistente. Então, antes de mudar de emprego, pense se você já possui uma boa história nessa empresa para contar.

    De um modo geral, além de tudo isso, um bom profissional na área de tecnologia também tem um bom plano de carreira. Nenhum dos pontos anteriores irão te ajudar se você não tiver claro onde deseja chegar. O exercício de autoconhecimento é fundamental para seu sucesso e também para fazer brilhar os olhos de quem irá te entrevistar. Invista sempre em você.

    Diego Barbosa é formado em administração de empresas e headhunter da Yoctoo, consultoria boutique de recrutamento e seleção para tecnologia. Possui seis anos de experiência no recrutamento para áreas de tecnologia. Além disso, tem vasto conhecimento na contratação de talentos em toda a América Latina.

    Sobre a Yoctoo


    A Yoctoo é uma consultoria boutique de recrutamento e seleção especializada em TI e digital. Fundada em 2015, a empresa identificou no mercado a oportunidade de atuar de maneira especializada e dentro do nicho de tecnologia. Além da seleção de talentos para cargos de gestão e especialistas, a Yoctoo oferece mapeamento de mercado, onde desenvolve análises sobre as estruturas organizacionais. A empresa dispõe também de ferramentas de assessment para avaliação de perfil pessoal, técnico e potencial. O maior diferencial são as entregas personalizadas, afinal cada projeto é único. A empresa está apta a recrutar candidatos por todo o Brasil. Inclusive, há uma base no estado de Santa Catarina, um dos maiores polos tecnológicos do país. No exterior, a Yoctoo já seleciona para vagas em toda a América Latina. Entre os setores que já confiam no trabalho da consultoria para recrutar vagas em tecnologia e digital podemos destacar grandes indústrias nacionais e multinacionais, empresas de comércio eletrônico, bancos, farmacêuticas, entre outros segmentos.

    Nenhum comentário