• Novidades

    Calibração: Compreendendo as pessoas ao seu redor

    Técnica ajuda a identificar as emoções 


    Dentro da PNL – Programação Neurolinguística –, existe uma série de estratégias a fim de maximizar os resultados positivos de um indivíduo. Entre elas está a calibração, que é a compreensão dos diferentes estados de espírito das pessoas. Para maior sucesso do trabalho em equipe, é essencial desenvolver e aperfeiçoar essa técnica.

    Segundo Madalena Feliciano, diretora da empresa de coaching Outliers Careers e presidente do IPC, a calibração é uma ferramenta essencial. 

    Essa ferramenta auxilia no desenvolvimento de habilidades de alto desempenho, descobrindo o que há de melhor em cada profissional e elevando ainda mais a capacidade existente nele,  relata.

    A calibração é altamente útil. Julgamentos impensados sobre o que "significam" os comportamentos específicos raramente são úteis. Em termos da PNL, as pessoas costumam fazer generalizações rápidas com informações insuficientes. O fato é que quase ninguém se comporta da mesma maneira nos vários contextos. Então, a calibração é ótima para determinar o presente estado de espírito de alguém, mas não pode ser usado para imaginar como outra pessoa se comporta.

    Madalena Feliciano: Diretora de Projetos da Outliers Careers e
    Presidente do Instituto Profissional de Coaching | Foto:  Divulgação

    Se bem utilizada, a calibração auxilia na compreensão da linguagem corporal, tom de voz e das expressões faciais do outro, sendo possível identificar se algo está errado e, em alguns casos, até mesmo o que está se passando na mente do indivíduo. A técnica exige que você “zere” qualquer impressão que possa ter do outro, se focando apenas em observá-lo e interpretar seu comportamento.

    Nenhum comentário