• Novidades

    Autora de oito anos participa de sessão de autógrafos no evento “Conversa Literária - Edição Especial”

    Maria Eduarda apresenta seu livro “Violeta”, lançado em 2018, na edição do evento em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil



    Na próxima quinta-feira, 18/04, às 10h, Maria Eduarda Lemos Macieira abrirá, com seu livro “Violeta”, a área de autógrafos do evento “Conversa Literária - Edição Especial”, em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, que acontece na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro. 

    Duda tem oito anos e lançou seu livro “Violeta” no final de 2018,  durante a Festa Literária de Paquetá – FLIPA 2018, no qual conta a história de uma menina que quer viver em um mundo de paz, junto com seus amigos. 

    A história da menina Violeta nasceu de um desenho apresentado por Maria Eduarda aos seus pais, cujo nome e personalidade da menininha já estavam definidos: “esta é a Violeta! Ela gosta de viver em um mundo de paz”. Dali em diante, a pequena Duda começou a rascunhar uma história, cujos amigos da personagem principal são inspirados em amiguinhos da vida real da autora, e a criar ilustrações sensíveis e divertidas baseadas em cada trecho da narrativa.

    Durante o “Conversa Literária”, Duda receberá o público e autografará exemplares do seu livro - que acaba de ganhar sua segunda tiragem -  na “Sessão de Autógrafos”, das 10h às 11h.

    Sobre o evento 


    O evento “Conversa Literária - Edição Especial” integra o projeto Conversa Literária, idealizado pela Professora Cintia Barreto, que assina a curadoria. 

    Acontece em parceria com Pedro Gerolimich, da Superintendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado Rio de Janeiro, enquanto a organização é assinada pelo escritor Alexandre de Castro Gomes e a Contadora de Histórias Gizele Santos e a cenografia por Thierry Rosa.

    Durante o evento, que acontece das 10h às 18h, haverá mesas das tradicionais Conversas Literárias, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, oficinas e encontros com especialistas, artistas, ilustradores e escritores, contação de histórias, além da realização de  Feira do Livro com as editoras Quase oito, Melhoramentos, Semente Editorial e Brinque-book, bem como com a Livraria e Sebo Caminhos do Saber, entre outros.

    O evento também contará com a Exposição Monteiro Lobato, da MOMA Editora, e a Exposição Cores e Formas da AEILIJ.

    Serviço: 

    Conversa Literária - Edição Especial 
    Dia Nacional do Livro Infantil
    18.04.2019 - quinta-feira  - 10h às 18h 
    Biblioteca Parque Estadual 
    Av. Pres. Vargas, nº 1261 - Centro
    Entrada gratuita 


    Sobre a autora e como tudo começou...

    O contato de Maria Eduarda com os livros vem desde muito pequena, sempre manuseando publicações e ouvindo histórias contadas por seus pais. A partir do momento em que aprendeu a ler, um mundo se abriu à sua frente, possibilitando que explorasse não só a leitura, mas também a escrita.

    Durante o processo de alfabetização promovido pela escola Centro Educacional Miraflores - Laranjeiras, onde Maria Eduarda estuda, foi realizado o primeiro projeto literário, juntamente com a empresa Estante Mágica, no qual as crianças escreveram e ilustraram a sua história, com lançamento do livro durante o MiraExpo – Feira do Conhecimento, evento promovido pela escola anualmente, no mês de outubro.

    Em 2017, quando cursava o 1º ano do Fundamental, Maria Eduarda escreveu o primeiro livro, fruto deste projeto literário promovido e orientado pela escola, sob o título “A minha mãe é gentil”, o qual teve a oportunidade de extrapolar os muros da escola e lançar na primeira edição da Festa Literária de Paquetá – FLIPA 2017. 

    Na ocasião, participou de um bate-papo mediado por Alexandre Damascena e autografou cerca de 30 exemplares que levou para o evento, concretizando a venda de tudo o que levou.

    A partir dessa experiência, que abrangeu desde a criação do livro até o seu resultado final, de lançamento, venda e autógrafos, a pequena escritora tomou ainda mais gosto pela escrita e aprimorou suas ilustrações, com ideias criativas e traço de forte personalidade. 

    Durante o ano de 2018, escreveu pequenas histórias e criou alguns ensaios de ilustrações, mas foi “Violeta” que mereceu a atenção especial de Maria Eduarda, projeto sobre o qual se debruçou por cerca de quatro meses e que chegou às mãos dos leitores durante a FLIPA 2018. 

    Maria Eduarda também possui um canal no youtube (www.youtube.com/mariaeduardamacieira) onde lê histórias de livros que ela aprecia. Atualmente, conta com a companhia e ouvidinhos atentos de sua irmã caçula, de quase três anos, Maria Luiza.

    Nenhum comentário