• Novidades

    Gás natural chega a Arapoti

    Indústria de papel é a primeira do município a contar com o combustível da Compagas

    O gás natural, uma fonte de energia limpa, eficiente, econômica e segura, chegou a Arapoti. A partir deste mês de março, o município paranaense passa a contar com as vantagens do combustível fornecido pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas). O início de fornecimento à indústria B.O. Paper – unidade produtora de papeis para publicações – na primeira quinzena do mês representa o avanço do uso do gás natural em outras regiões do Paraná. 

    Temos a missão de ampliar o fornecimento no Estado e a chegada do gás natural em Arapoti significa um novo marco no processo de expansão e na abertura de novos mercados para a atuação da Compagas, explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Companhia.

    Em Arapoti o gás chegará por meio de caminhões, no modal comprimido, transportado pela Neogás. No sistema de utilização do Gás Natural Comprimido (GNC), o combustível é armazenado em conjuntos de cilindros por meio de compressores especiais, que são transportados até os pontos de consumo em carretas ou caminhões. Ao chegar ao local de consumo, o conjunto de cilindros é descarregado e conectado a uma estação de descompressão e regulagem, possibilitando o consumo final. O processo é realizado de forma contínua a fim de garantir o fornecimento ininterrupto do combustível.

     É um modo de fornecimento seguro e eficiente utilizado pela Compagas para a abertura de novos polos de consumo do gás natural. O nosso objetivo é repetir este formato utilizado em Arapoti para levar o gás a mais cidades e a outras regiões, registra Lamastra.           

    O gás natural tem uma série de aplicações na indústria, além de ser um combustível seguro, versátil e econômico. O contrato firmado entre a Compagas e a BO Paper prevê a utilização de 12,5 mil metros cúbicos diários de gás natural em substituição ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). “Acompanhando os investimentos feitos neste segmento, os incentivos do governo para o aumento da utilização do gás natural, as questões ambientais e o retorno financeiro para a empresa, optamos pelo gás natural. A utilização do combustível tende a trazer uma redução financeira ao custo dos produtos, aumentando a competitividade da BO Paper no mercado papeleiro", afirma Tiago Bianco, coordenador de suprimentos da BO Paper.

    Atualmente, a Compagas atende mais de 180 indústrias em todo o Paraná que consomem o gás natural para os mais diversos fins, como matéria-prima, para cogeração e geração de energia elétrica. Juntas, estas empresas consomem mais de 1 milhão de m³ diários de gás natural. Entre as vantagens do uso do combustível para o setor industrial estão os benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. Como o gás natural não deixa resíduos, também há uma diminuição do custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível.

    Sobre a Compagas  

    Concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 44 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí, Castro e Arapoti.

    Nenhum comentário