• Novidades

    10 motivos para acreditar que a Ilha da Madeira é o paraíso

    Destino português encanta com belos cenários, gastronomia deliciosa e muitas opções de lazer

    Golfinhos e Baleiras | VisitMadeira

    Localizada em meio ao Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira encanta turistas com suas paisagens incríveis e atrações sem fim. Muitos deixam o destino convencidos de que ele é o verdadeiro paraíso. Listamos abaixo dez motivos para isso:

    1. A gastronomia

    Vinho Madeira 2 - Credito IBVAM

    A cozinha madeirense é criativa e absolutamente deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, embora explore muitas outras vertentes, apostando em temperos e frutas locais. Com isso, as refeições se tornam banquetes incríveis como aqueles feitos no Olimpo, segundo a mitologia grega, com iguarias de dar água na boca e experiências gastronômicas inesquecíveis. 

    2. As levadas

    Levada do Furado | Foto: Francisco Correia

    Há mais de quatrocentos anos, os colonizadores da Madeira começaram a construir canais de irrigação na ilha, para levar água do norte do seu território para o sul. Os mais recentes têm quase oitenta anos. O resultado são inúmeros caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde é fácil relaxar, conectar-se com a natureza e conhecer a verdadeira Ilha da Madeira.

    3. As praias

    Seixal - Piscinas Naturais | Foto: Francisco Correia

    O Arquipélago da Madeira tem duas ilhas habitadas: a Ilha da Madeira e a Ilha do Porto Santo. A primeira tem lindas praias de cascalho ou areia escura, todas de água transparente, além de piscinas naturais fenomenais. Já Porto Santo tem praias de areia dourada e água bem azul, onde se pode curtir muitos dias de sol.

    4. A Floresta Laurissilva

    Madeira - Laurissilva

    Assim como a Floresta Amazônica no Brasil, a Floresta Laurissilva é um bioma rico e único no mundo. A diferença é que este ecossistema está espalhado pelas ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) e possui uma área muito menor que a floresta brasileira. É um local de natureza exuberante que vale a pena explorar.

    5. A Fajã dos Padres

    Faja do Padres | Foto: Turismo da Madeira 

    Este pequeno oásis na Ilha da Madeira é um tesouro bem escondido, acessível apenas por barco ou teleférico. É uma pequena extensão de terra à beira-mar junto de uma rocha, um refúgio que reúne um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia, natureza e até um delicioso restaurante e casas para se hospedar.


    6. Os madeirenses

    N77 da Rua Santa Maria - Artistas Peacetu e Geraldo Pimenta
    Arte Portas Abertas em Funchal - Foto: Turismo da Madeira

    Muitas vezes ouvimos falar da fama de moradores de alguns destinos turísticos. Em alguns lugares do mundo, as pessoas não têm muita paciência com os viajantes, não gostam de ter sua rotina interrompida por perguntas ou de ajudar os visitantes. Na Madeira, é totalmente diferente. Os habitantes adoram os turistas e esbanjam hospitalidade.

    7. Os hotéis

    Belmond Reid's Palace - Madeira - Suite

    Ficar em um bom hotel pode deixar uma viagem mil vezes melhor. Na ilha, há inúmeras opções de hospedagem de primeira, com quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar. Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir e se sentir como um rei.

    8. Os cenários

    Cabo Girao | Foto: Francisco Correia

    Já falamos das praias e da fascinante floresta, mas a Madeira também tem montanhas, vinhedos, vilas charmosas e uma capital animada. O conjunto é arrebatador, e garante cenários impressionantes, como um centro histórico encantador e mirantes com vistas que deixam qualquer um de queixo caído.

    9. A fauna e a flora

    Por ter uma natureza exuberante, o destino tem muita vida a mostrar. No mar, os mergulhos garantem encontros com tartarugas e peixes coloridos, além de lindos corais; em passeios de barco, é possível avistar golfinhos e baleias; nas florestas, há plantas incríveis, que não existem em nenhum outro lugar do mundo; mesmo nos mercados, pode-se comprar frutas exóticas, como o maracujá roxo ou a anona.

    10. Turismo ativo

    BTT | Foto: Tiago Sousa

    A Madeira dispõe de um leque de atividades para todas as idades e gostos, seja para os turistas que procuram relaxar ou aqueles que adoram viver emoções em meio à natureza. Caminhadas, passeios de mountain biking, escaladas, canyoning e outras opções garantem muita adrenalina, sempre com total segurança.

    Sobre a Ilha da Madeira


    Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. 

    Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

    Nenhum comentário